Fonte Wikipédia: mantido o texto original
- Arte cristã do império
romano do oriente, desde a transição da capital para Constantinopla à
sua conquista em 1453 pelosturcos.
- Influência da arte romana e da arte oriental.
- Arquitectura religiosa (cúpula), pintura e mosaico de
carácter bidimensional e simbólico (ícones).
|
||||
Período pré-românico
|
||||
|
- Arte religiosa islâmica,
extenso território (Pérsia, Síria, Turquia, Egito, Norte de África, Sicília,
Península Ibérica). Diversas influências.
Palácios, mesquitas, arquitectura com
base na geometria e matemática, mármore, mosaico, azulejo, cerâmica, metal,iluminura.
- Ornamentos com base em citações do Corão (arabescos),
espiritualismo, ausência da figura humana,
abstraccionismo, geometrização, padrões, motivos florais e vegetais.
Ver também: Arte mourisca
|
|||
|
- Arte hibérnico-saxónica e Arte anglo-saxónica - Irlanda e Grã-Bretanha,
do século
V ao século XII. O seu início foi bastante marcado pela
corrente filosófica iluminista, que elevava a importância da razão. Havia um
sentimento de que as ciências iriam sempre descobrindo novas soluções para os
problemas humanos e que a civilização humana progredia a cada ano com os
novos conhecimentos adquiridos.
Com o evento das duas grandes guerras mundiais o ceticismo
imperou no mundo, com a percepção que nações consideradas tão avançadas e
instruídas eram capazes de cometer atrocidades dignas de bárbaros. Decorre
daí o conceito de que a classificação de nações mais desenvolvidas e nações
menos desenvolvidas tem limitações de aplicação.
Atualmente está havendo uma especulação a respeito de
quando essa era irá acabar, e, por tabela, a respeito da eficiência atual do
modelo europeu da divisão histórica.
Fusão artística céltico-germânica pela influência de
tribos germânicas (estilo Hibérnico-Saxão de 600 a 800 d.C.) -Mosteiros, joalharia,
artefactos em metal, madeira, pedra de
estilo animalista imaginativo
(abstraccionismo e organicismo). -Iluminura de
carácter ornamental, ausência de representação humana, geometrização e
elementos zoomórficos. Ver também: Arte celta
|
|||
Maior proximidade formal ao românico
|
||||
|
||||
- Arquitectura religiosa com pinturas murais, mosaicos, baixos-relevos (Catedral de Aachen - capela palatina),
surge a criptacom deambulatório, mosteiros.
|
||||
- Alemanha, meados do século X a
inícios do século XI. Império romano-germânico: Otão I e seus sucessores. Estilo que
sucede ao carolíngio, do qual recebe grande influência, e que antecipa
formalemente o românico.
- Escultura realista
e expressiva. Iluminura de grande força e intensidade, variedade
de matizes, clarificação da mensagem, hierarquia pela escala das figuras.
|
||||
Românico e Gótico
|
||||
- Arquitectura com influências romanas, arco de volta-perfeita, abóbada, planta basílical, mosteiros (Ordem
de Cluny),castelos,
estilo defensivo. Tectos em abóbada que substituíram os tectos de madeira;
Paredes muito espessas e por muito poucas janelas, todas elas de pequeno tamanho;
Paredes suportadas e consolidadas por contrafortes gigantes para dar
sustentação ao edifício; A consolidação dos arcos ser feita por meio de
abóbadas de cruzamento.
|
||||
- Baixa Idade Média, Europa, entre
finais de século XII a finais de século
XV com diferenças locais e temporais.
- Catedrais, arco quebrado, abóbada de
cruzaria, arcobotante, vitrais,
verticalismo, complexidade decorativa. O horizontalismo dos edifícios de
Artes, Gizelleter sido substituído pelo verticalismo; As paredes serem mais
leves e finas; Os contrafortes serem em menor número; As janelas serem
predominantes; A utilização do arco de volta quebrada; A consolidação dos
arcos ser feita por abóbadas de arcos cruzados ou de ogivas; Nas torres
(principalmente nas torres sineiras) os telhados serem em forma de pirâmide.
|
||||
- Influência estilistica dos Descobrimentos,
grande importância da decoração; esfera
armilar, motivos marítimos, cordas, elementos florais e vegetais.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário