História das Artes Parte 2


Fonte Wikipédia: mantido o texto original

- Arte cristã do império romano do oriente, desde a transição da capital para Constantinopla à sua conquista em 1453 pelosturcos.
- Influência da arte romana e da arte oriental.
Arquitectura religiosa (cúpula), pintura e mosaico de carácter bidimensional e simbólico (ícones).











Período pré-românico
- Arte religiosa islâmica, extenso território (Pérsia, Síria, Turquia, Egito, Norte de África, Sicília, Península Ibérica). Diversas influências.
- Ornamentos com base em citações do Corão (arabescos), espiritualismo, ausência da figura humana, abstraccionismo, geometrização, padrões, motivos florais e vegetais.
Ver tambémArte mourisca

Arte visigótica - Período da invasão pelos Visigodos da Península Ibérica entre 415 e 711 d.C..
Arte hibérnico-saxónica e Arte anglo-saxónica - Irlanda e Grã-Bretanha, do século V ao século XII. O seu início foi bastante marcado pela corrente filosófica iluminista, que elevava a importância da razão. Havia um sentimento de que as ciências iriam sempre descobrindo novas soluções para os problemas humanos e que a civilização humana progredia a cada ano com os novos conhecimentos adquiridos.

Com o evento das duas grandes guerras mundiais o ceticismo imperou no mundo, com a percepção que nações consideradas tão avançadas e instruídas eram capazes de cometer atrocidades dignas de bárbaros. Decorre daí o conceito de que a classificação de nações mais desenvolvidas e nações menos desenvolvidas tem limitações de aplicação.
Atualmente está havendo uma especulação a respeito de quando essa era irá acabar, e, por tabela, a respeito da eficiência atual do modelo europeu da divisão histórica.
Fusão artística céltico-germânica pela influência de tribos germânicas (estilo Hibérnico-Saxão de 600 a 800 d.C.) -Mosteirosjoalharia, artefactos em metalmadeirapedra de estilo animalista imaginativo (abstraccionismo e organicismo). -Iluminura de carácter ornamental, ausência de representação humanageometrização e elementos zoomórficos. Ver também: Arte celta
Maior proximidade formal ao românico
- Período da dinastia franca dos merovíngios de c. 500 a 750.
- Período de Carlos Magno e seus sucessores.
Arquitectura religiosa com pinturas murais, mosaicosbaixos-relevos (Catedral de Aachen - capela palatina), surge a criptacom deambulatóriomosteiros.
- Artes decorativas, marfinsjoalhariailuminura de forte dinamismo de traço, energia ritmica.
- Herança céltico-germânica, inspiração na arte romana clássica, espírito medieval, emocional.

Alemanha, meados do século X a inícios do século XI. Império romano-germânico: Otão I e seus sucessores. Estilo que sucede ao carolíngio, do qual recebe grande influência, e que antecipa formalemente o românico.
Arquitectura vigorosa, maciça e de equilibradas proporções, portas de bronze em relevo.
Escultura realista e expressiva. Iluminura de grande força e intensidade, variedade de matizes, clarificação da mensagem, hierarquia pela escala das figuras.

Românico e Gótico
-Alta Idade Média, Europa, entre século XI a século XIII.
Arquitectura com influências romanas, arco de volta-perfeita, abóbadaplanta basílicalmosteiros (Ordem de Cluny),castelos, estilo defensivo. Tectos em abóbada que substituíram os tectos de madeira; Paredes muito espessas e por muito poucas janelas, todas elas de pequeno tamanho; Paredes suportadas e consolidadas por contrafortes gigantes para dar sustentação ao edifício; A consolidação dos arcos ser feita por meio de abóbadas de cruzamento.

- Baixa Idade Média, Europa, entre finais de século XII a finais de século XV com diferenças locais e temporais.
Catedraisarco quebrado, abóbada de cruzaria, arcobotantevitrais, verticalismo, complexidade decorativa. O horizontalismo dos edifícios de Artes, Gizelleter sido substituído pelo verticalismo; As paredes serem mais leves e finas; Os contrafortes serem em menor número; As janelas serem predominantes; A utilização do arco de volta quebrada; A consolidação dos arcos ser feita por abóbadas de arcos cruzados ou de ogivas; Nas torres (principalmente nas torres sineiras) os telhados serem em forma de pirâmide.
- Arte religiosa citadina de ensinamento ao fiel, possibilitar ascensão ao divino.

Portugal, estilo arquitectónico simultâneo a gótico final.
- Influência estilistica dos Descobrimentos, grande importância da decoração; esfera armilar, motivos marítimos, cordas, elementos florais e vegetais.

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