sábado, 25 de maio de 2013

O aprendiz de feiticeiro! A magia da modelagem em 3D...

Há muito que não escrevo nada neste Blog, e o motivo é bem simples, ora como todo mundo preciso ganhar a vida, e como artista, também preciso trabalhar. De fato não publiquei nada, até mesmo porque, não tinha nada novo para mostrar, uma vez que pretendo sempre ser original mostrando a quem acompanha meus trabalhos, sempre coisas novas.
Nestes meses afastado descobri novas ferramentas para a minha arte, e como um aprendiz de feiticeiro enclausurei-me em uma choupana no meio de um bosque sombrio cercado de um pântano sinistro, afim de me conter na pesquisa de novas magias e na frente do meu caldeirão, (um simples AMD 500 da HP ) me propus a abrir um livro encouraçado de pele humana ( Blender 2,65). Com o perdão de todo o floreio comparo-me a um jocoso aprendiz de feiticeiro e o tal software como sendo um livro de magia negra, pois na verdade era eu um leigo com algo realmente incompreensível na minha frente. Era como tentar ler hieróglifos.
Agora imaginem hipoteticamente se chegassem para Atila o Huno, lá na época dele é claro, com dois caminhões carregados com metralhadoras AR15 e munição, pois é apertar o gatilho é fácil agora pensa nos resultados, bom sem mais delongas que meu negocio é desenhar e não escrever... mas esses são alguns dos resultados iniciais das minhas pesquisas, muito obrigado espero que gostem!... 

     Sem nenhuma preocupação em detalhes técnicos de modelismo apenas a simples apresentação da forma
    na concepção do espaço tridimencional, a profundidade é automática, mas o desenhista deve ter noção de direção real, e trabalha com uma malha moldável ao invés de linhas e pontos apenas, agora tem-se faces!
  Então o desenhista passa a ser uma espécie de escultor pois na verdade ele esta moldando uma malha  virrtual
   Dentro disso nos deparamos com o primeiro problema a luz e a fisica de uma malha 
  É também necessário inserir a forma dentro de um espaço o contexto é apenas a consequência!

Obviamente os trabalhos acimas não são realmente os primeiros desenhos, se é que devo chamá-los de desenhos, não sei talvez modelos seja melhor, futuramente pretendo até publicar algo mais aprofundado  sobre o software Blender (mas deixa eu aprender um minimo primeiro), agora vou me conter aos primeiros resultados.
Até então as modelagens anteriores e estas inclusive não haviam menor preocupação quanto a textura e detalhes por menores do material, no entanto luz é sempre fundamental e me apeguei então nesta fase ao conhecimento do comportamento da física da lampada, foi ai que eu tomei um susto quando descobri que a física aplicada a logica da luz no softwer era o mesmo que minha professora de fisica la no 2° ano havia me ensinado! e como uma coisa puxa a outra e entre um tutorial e outro, no You Tube onde mais!, fui adquirindo novas tecnicas o que levou a produção da primeira animação digitais em 3D, infelizmente o uso do Blender foi somente pra a modelagem e produção de poucas frames , A animação abaixo tem apenas 4 frames chaves e uns poucos segundos de animação em Blender, o resto foi conseguido com Windows Movie Maker!


Neste ponto estava eu realmente compromissado com algo que havia começado e não compendia, mas havia feito algo, isto era apenas um texte, mas estava la o segredo então o dever era continuar e uma vez aberta a caixa de pandora esta só poderá ser fechada quando todos os males nela estiverem trancados novamente, então em frente e  a coisa foi evoluindo... e as Jujubinhas então passaran a ser vinheta das animações subsequentes
Primeira animação utilizando outros recurso como a (particulas para cabelos) muitos recursos do Movie Maker ainda poluem a animação! Os personagens humanos foram conseguidos através da modelagem em Make Human! Repito que futuramente pretendo me ater as partes mais técnicas
a partir daqui a coisa já estava totalmente séria!

Segunda animação propriamente dita nesta utilizadno textura prela primeira vez e, campo de força como vento (que tremula a bandeira) embora ainda muito poluido com efeitos de outros programas como o Néro e o Movie Maker, muitas falhas ainda podem ser notadas como o efeito de espelhamento na textura de fundo e a perda de eixos nos movimentos rotatórios, sem falar na cadencia e flutuação dos objetos mas confira você mesmo!


                                             EM BREVE!

                                           Trailer da obra baseada em fatos reais  Aguardem!
Ficção ou realidade?
Voce decide confira! Em breve!